O que significa depressão, causas, sintomas e tratamento da depressão, identificando problemas associados, e o modo de a prevenir.


Depressão no idoso

É inegável que a população mundial esta envelhecendo. O aumento do número de pessoas com mais de 60 anos não está mais restrito a países desenvolvidos, como os europeus. Hoje, países da África e América Latina - dentre eles o Brasil - vivenciam o envelhecimento mundial. Essa mudança no quadro populacional se deu em razão da melhoria nutricional, avanços da medicina e redução na taxa de mortalidade, dentre outros fatores.
Porém muitas são as consequências desse fenômeno. Dentre elas, algumas dizem respeito à saúde mental (equilíbrio psíquico que resulta da interação da pessoa com a realidade dos indivíduos) da terceira idade, como a incidência da depressão de inicio tardio.
Entre as principais doenças mentais que atingem o idoso está à depressão, Trata-se de uma doença freqüente em todas as fases da vida, mas que vem se acentuando entre indivíduos senis. Conforme a Organização Mundial da Saúde, estima-se que cerca de 15% de idosos apresentem alguns sintomas depressivos e cerca de 2% deles tenham depressão grave. Esses números são ainda maiores entre idosos internados em asilos ou hospitais.
Ao compararmos a depressão no idoso com a que acomete outras faixas etárias não é possível delimitar diferenças nítidas, no entanto sabe-se que o idoso passa por circunstâncias específicas em razão do avanço da idade e das consequências que ele acarreta.

O QUE É DEPRESSÃO?
De vez em quando, todos nós ficamos “pra baixo” ou “na pior”, como se diz. Mas, os que sofrem de depressão têm muito mais que “tristeza” - e essa situação pode durar por muito mais tempo.
Depressão é o nome que se dá a certos estados de sofrimento psíquico, que podem causar desordens no comportamento, na afetividade, no humor e na relação com o meio ambiente.
A depressão pode se manifestar de diferentes formas e, por isso, são inúmeros os sintomas que se envolvem e se associam para determinar o seu diagnóstico.
Na idade adulta e nos idosos ela se caracteriza principalmente por um estado de humor deprimido, melancólico e geralmente vem acompanhada de ansiedade e tensão muscular. A solidão, a inatividade, as perdas de entes queridos estão entre as principais causas de depressão na Terceira Idade.