O que significa depressão, causas, sintomas e tratamento da depressão, identificando problemas associados, e o modo de a prevenir.


Como prevenir uma depressão

De acordo com a OMS, 8 a 20% das pessoas estão em risco de poder desenvolver uma depressão durante a sua vida, pelo que, o melhor é que cada pessoa individualmente possa ter práticas de prevenção da depressão de modo a conseguir a felicidade e o bem-estar!
Assim, devemos procurar manter uma rede alargada de amigos e familiares e promover actividades de que gostamos. Ir ao cinema,, ir ao ginásio, passear, estar com amigos, ou mesmo brincar com os filhos! Devemos procurar no decorrer do nosso quotidiano, formas de atingir o bem-estar através da criação de momentos que sejam gratificantes. Porque não valorizar e apreciar todos os momentos da vida?
O envolvimento em actividades que façam sentido na nossa vida, também nos pode ajudar de forma relevante a evitar uma depressão, seja através da família, do voluntariado, ou através de um projecto que já pense implementar à muito tempo. Este tipo de envolvimento que não implica obrigatoriamente momentos de alegria, pode manter a nossa mente desperta e de boa saúde.
Sentir que estamos envolvidos em algum projeto, deve fazer sentido no nosso percurso de vida e pode mesmo ajudar-nos a manter uma sensação de qualidade de vida ou de vida preenchida.
Um dos principais  princípios de  proteção do nosso bem-estar é alimentar constantemente o optimismo. Devemos procurar recursos e soluções para as nossas vidas, em vez de criticar e fazer comparação com os outros, deixando de ser pessimista! Ao procurarmos alternativas, acabamos por conseguir gerir as nossas expectativas (embora o ser humano seja muito exigente e nunca esteja satisfeito), já que quanto maior for a capacidade para apreciar os pequenos momentos e viver a vida, menor serão os riscos de cair numa depressão.

Como ajudar um idoso com depressão

É muito importante para o idoso compreender a doença e desenvolver formas de lidar com ela, mas a ajuda da família e dos amigos é muito importante na recuperação porque há muito preconceito em relação aos transtornos mentais e a pessoa em depressão sente-se fracassada, como se isso se tratasse de uma falha moral, de uma fraqueza de caráter ou de uma forma de chamar atenção.
A família e os amigos devem evitar exigências de que a pessoa faça aquilo que, no momento, não é possível para ela. É importante estimular, mas não exigir. Devem ser evitadas frases como “você não tem nada”, “se quiser, é capaz de trabalhar”.
Quem nunca teve depressão pode ter dificuldade de entender o profundo sofrimento de uma pessoa que se encontre nesse estado.