O que significa depressão, causas, sintomas e tratamento da depressão, identificando problemas associados, e o modo de a prevenir.


Como gerir a depressão

A depressão é um contributo significativo para a carga global de doenças e afeta pessoas de todas as comunidades em todo o mundo. Hoje, a depressão estima-se que afete 350 milhões de pessoas. A Pesquisa Mundial da Saúde Mental realizada em 17 países constatou que, em média, cerca de 1 em cada 20 pessoas relataram ter um episódio de depressão no ano anterior. Os transtornos depressivos muitas vezes começam em tenra idade; limitando o funcionamento das pessoas, e muitas vezes são recorrentes. Por estas razões, a depressão é a principal causa de incapacidade no mundo, em termos de total de anos perdidos devido a deficiência. A demanda para reduzir a depressão e outros problemas de saúde mental está em ascensão no mundo. A recente Assembleia Mundial da Saúde pediu à Organização Mundial de Saúde e aos seus Estados Membros para tomar medidas nesta direção (WHO, 2012).

A depressão é uma doença que pode ser diagnosticada de forma confiável e tratada na atenção médica primária. Conforme descrito no Manual de Intervenção da OMS, as opções de tratamento preferíveis consistem no apoio psicossocial básico combinado com medicamentos ou psicoterapia antidepressiva, como a terapia cognitivo-comportamental, psicoterapia interpessoal ou tratamento de resolução de problemas. Os medicamentos antidepressivos e breves formas estruturadas de psicoterapia são eficazes.
Os antidepressivos podem ser uma forma muito eficaz de tratamento para a depressão moderada a grave, mas não são a primeira linha de tratamento para os casos de depressão leve ou sub-limiar. Como complemento aos cuidados de especialistas ou cuidados de saúde primários, a auto-ajuda é uma abordagem importante para ajudar as pessoas com depressão.
As abordagens inovadoras envolvendo livros de auto-ajuda ou de programas de auto-ajuda com base na Internet têm sido demonstrados como sendo uma ajuda para reduzir ou tratar a depressão, em diversos estudos em países ocidentais.