O que significa depressão, causas, sintomas e tratamento da depressão, identificando problemas associados, e o modo de a prevenir.


Sinais e sintomas de depressão pós-parto

A depressão pós-parto pode apresentar uma grande série de sintomas que podem variar na medida da sua gravidade.

Irritabilidade
Pode sentir irritabilidade e ira, por vezes sem razão.
Ansiedade
Pode ter uma sensação de inadaptação ou incapaz de lidar com a situação.
Pode sentir preocupação acerca das coisas que normalmente tem como certas. Algumas mulheres sentem-se tão tensas que não saem de casa e ficam relutantes em encontrar-se com os amigos. As mulheres descreveram também terem receio de ficarem sozinhas com o bebé.
Ataques de pânico
Pode começar a sentir ataques de pânico. Os sintomas incluem suor nas mãos, um coração a bater forte e enjoo. Podem acontecer durante as actividades do dia a dia. São frequentemente imprevisíveis e muito angustiantes, e pode começar a evitar situações em que eles ocorram.
Problemas de sono
Pode não conseguir dormir, mesmo quando o seu bebé dorme com toda a segurança.
Cansaço
Pode sentir cansaço e letargia constante, incapaz de lidar com as lides da casa. Pode sentir uma falta de interesse na sua aparência, no desejo sexual e tudo aquilo que a rodeia.
Concentração
Pode ter dificuldades de concentração ou sentir-se confusa ou distraída.
Apetite
Pode não ter vontade de comer ou comer de forma compulsiva. Em resultado disso pode estar a perder ou ganhar peso.
Choro
Pode chorar com frequência e nem sempre por razões que possa compreender.
Comportamento obsessivo
A arrumação meticulosa da sua casa e tentar manter padrões demasiadamente elevados é muitas das vezes uma característica deste tipo de comportamento. Pode ter medos arrebatadores, por exemplo acerca da morte. Algumas mães disseram ter pensamentos recorrentes acerca de magoar os seus bebés. As mães raramente fazem algo para colmatar isso.