O que significa depressão, causas, sintomas e tratamento da depressão, identificando problemas associados, e o modo de a prevenir.


Causas da depressão

A depressão não é uma doença simples com uma causa conhecida. Algumas pessoas são mais suscetíveis a episódios depressivos, enquanto outras não. É importante discutir os sintomas com o seu médico. Existem várias causas possíveis de depressão.


Causa Genética

A depressão pode ser uma condição herdada. Você pode ter uma maior probabilidade de sofrer um transtorno depressivo em algum momento de sua vida, se você tem um membro da família com depressão. O gene exato envolvido neste é desconhecido.


Causa Bioquímica

Algumas pessoas sofrem mudanças perceptíveis em seus cérebros com a depressão. Mesmo que esta potencial causa não seja compreendido, ela sugere que a depressão começa na alteração do funcionamento do cérebro. Da mesma forma, alguns psiquiatras olham para a química do cérebro como possivel causa de depressão.
Neurotransmissores no cérebro, especificamente serotonina, dopamina ou norepinefrina, afectam sentimentos de felicidade e prazer e podem ficar fora de equilíbrio em pessoas com depressão. Antidepressivos devem equilibrar esses neurotransmissores, principalmente serotonina. Porque estes neurotransmissores deixam de funcionar de modo equilíbrado conhecer exatamente o papel que desempenham em estados depressivos não é totalmente compreendido.


Causa Hormonal

Alterações na produção ou funcionamento da hormona também pode levar ao aparecimento de estados depressivos. Quaisquer mudanças em estados hormonais, incluindo a menopausa, o parto, problemas de tireóide, ou outros distúrbios, podem causar depressão.
Com depressão pós-parto, as mães desenvolvem sintomas de depressão após o nascimento de seu filho. Embora seja perfeitamente normal sentir-se mais emocional por causa dos hormónios alterarem-se, depressão pós-parto é uma condição séria.


Causa Sazonal

Conforme as horas de luz do dia ficam mais curtos no inverno, muitas pessoas desenvolvem sentimentos de letargia, cansaço e perda de interesse em tarefas diárias. Chamado de transtorno afetivo sazonal, esta condição geralmente desaparece uma vez que os dias ficam mais longos. Seu médico pode prescrever medicação para ajudar a tratar esta condição.


Causa Situacional

Qualquer trauma, grande mudança de vida, ou doença podem desencadear um caso de depressão. Perder um ente querido, ser demitido, ter problemas financeiros, ou passar por uma séria mudança pode ter um grande impacto sobre as pessoas.
Transtorno de estresse pós-traumático é uma forma de depressão que ocorre depois de uma grave situação na vida, e muitas vezes é diagnosticada em soldados que retornam da guerra. Esta condição também pode ocorrer como resultado de:
- trauma de infância;
- mudança de vida  que parece ser assustadora;
- ser vitima de abusos ou agressões;
- um acidente de carro ou outro acidente grave;
- ser diagnosticado com uma condição com risco de vida.